Dia 31 de Janeiro de 2010 - Estádio do Morumbi - São Paulo

Por Leandro Saueia

Metallica
Metallica O guitarrista e vocalista James Hetfield durante show no Morumbi (Foto: M. Rossi)
Metallica no Brasil? Devo confessar que a princípio não me animei muito com a notícia. Afinal já tinha visto a banda em 1993 e hoje 16 anos mais velho confesso que ando com os ouvidos um tanto quanto cansados para esse tipo de som.

Mas com a fama de que eles são bons de palco ainda persistindo (o que era de se esperar de um grupo que excursiona à exaustão mesmo sem precisar), os set lists formados em 80% de músicas dos cinco primeiros discos e com o recente "Death Magnetic" se mostrando de fato um retorno aos velhos tempos, o programa parecia valer a pena mesmo para quem não era fã de carteirinha da banda ou de heavy-metal.

Algumas horas antes, a banda apareceu para uma rápida coletiva onde também receberiam os discos de ouro e platina pelas vendas dos últimos cd e dvd. Cansados e monossilábicos, eles por pouco mais de dez minutos responderam às questões sem muito interesse e pareciam querer estar em qualquer lugar menos ali. Será que a banda pisaria no palco naquele clima? Era esperar e torcer para que não.

Quando as luzes se apagaram, uma hora após o bom show de abertura do Sepultura, o estádio foi inundado pela música de Ennio Morricone e os telões exibiram a cena mais marcante de "Três Homens em conflito" de Sergio Leone (antes ainda os PAs tocaram "Heavy Metal Thunder" do Saxon). A sensação era a de que uma noite épica se aproximava e a abertura com "Creeping Death" e "For Whom The Bell Tolls" ambas de 1984 acompanhadas por 70 mil punhos levantados, confirmaram a suposição. Os quatro caras que há pouco tempo demonstravam aparente má vontade já tinham dado lugar a um grupo bem entrosado e com visível paixão pelo que fazem.

Nas mais de duas horas seguintes o grupo praticamente só tocou músicas lançadas entre 1983 e 1991, além de algumas canções do mais recente disco. Ao deixarem de lado as faixas dos álbuns lançados após o "Black Album", a banda deu dois sinais: o de que o "novo" Metallica está muito próximo do "velho" ? tanto que ao vivo as canções novas soam muito próximas das antigas e de que eles mesmo parecem assumir que discos como "Load" e "St. Anger" hoje não passam de desvios estilísticos, experimentos que não deram muito certo.

O show da banda é basicamente homogêneo, com músicas bastante velozes e poucas pausas para respiro (frequentemente eles emendam as canções uma atrás da outra). Esses acontecem nas faixas lentas como "Fade To Black" e "One" (ambas entre as mais aplaudidas da noite, mostrando que mesmo os metaleiros mais radicais curtem uma balada para acender isqueiros e celulares) e nos grandes hits como "Sad But True", essa dedicada aos "nossos amigos do Sepultura".

Metallica
Metallica O baterista Lars Ulrich do Metallica (Foto: M.Rossi)
Se para ouvidos menos acostumados a parte central do show, onde entram as músicas novas, cansa um pouco, a sequência final com "One" (anunciada com fogos e sons de tiros), "Master Of Puppets" (com o público "cantando" o solo de guitarra) e "Blackened", espantam o tédio rapidamente. Quando eles arrebatam com "Nothing Else Matters" e "Enter Sandman" (como essa música ainda é poderosa, especialmente ao vivo) Ulrich, Hetfield, Hammet e Trujillo já haviam conquistado de vez todos ali.

Nessa turnê a banda sempre volta para o bis tocando uma cover, "para homenagear aqueles que ajudaram a banda a ser quem ela é". O escolhido da noite foi o Queen e sua "Stone Cold Crazy". Para fechar a noite mais duas porradas das antigas: "Motorbreath" e "Seek And Destroy" - outra que continua poderosíssima. Para terminar o "momento Roberto Carlos" com todos eles distribuindo palhetas, baquetas e aplausos por minutos a fio para os fãs, que saíram dali certos de terem presenciado um daqueles momentos para se lembrar a vida toda.

Confira a Set List do show:

"Creeping Death"
"For Whom The Bell Tolls"
"The Four Horsemen"
"Harvester of Sorrow"
"Fade To Black"
"That Was Just Your Life"
"The End Of The Line"
"The Day That Never Comes"
"Sad But True"
"Broken, Beat & Scarred"
"One"
"Master Of Puppets"
"Blackened"
"Nothing Else Matters"
"Enter Sandman"
"Stone Cold Crazy"
"Motorbreath"
"Seek And Destroy"